Fuuuuuurminator!

Rasqueadeira.

Exemplo de rasqueadeira.

Logo que adotei minha primeira gata, fiz uma compra monstruosa de enxoval – e absolutamente inútil. Tanto que, na semana seguinte, devolvi vários itens que foram rigorosamente desprezadas pela Mel.

Uma das coisas que comprei e nunca usei foi uma rasqueadeira como a da foto ao lado – uma espécie de pente ou escova para gatos. A Mel simplesmente odiava aquele treco e, tudo bem, ela quase não tinha pelos mesmo, então eu nem insistia.

Aí, veio a Cacau. Gata de pelo curto também, mas com uma quantidade absurda de subpelo – que a deixa linda, macia e fofinha, e deixa minha casa e minhas roupas parecendo uma continuidade dela. Tentei usar a rasqueadeira, mas ela parecia odiá-la com ainda mais vigor que a Mel. Também, olha a aparência do negócio… imagina um monte de agulhas fininhas raspando a sua pele. Não deve ser muito bacana.

Furminator

A minha furminator.

Passa o tempo e acho um vídeo no youtube de um negócio que prometia maravilhas, um tal de furminator, o “exterminador de pelos”. Produto importado, caro (veja, uma rasqueadeira comum custa uns 15 reais; o tal do furminator metido a besta custava quase cem realezas em 2009) e “sabe-se lá se funciona”, mas era tanto o pelo da Cacau que resolvi pagar pra ver.

E não é que o treco é bom?!

Não sei exatamente qual é a mágica. Provavelmente, são as cerdas metálicas bem juntinhas que agarram o pelo melhor que aqueles pentes largos; além disso, como são curtas e não são tão finas, não devem arranhar a pele dos gatos. Fato é que a Cacau adora ser escovada com o tal do furminator (a Mel tinha as suas fases). Basta pegá-lo e dar umas batidinhas na cama que ela vem correndo, se deita de lado, depois vira para o outro lado pra eu completar o trabalho… num dia inspirado, isso pode durar quase meia hora. Às vezes ela não está com tanto saco assim, e aí dou só uma escovadela básica de minuto e meio – já é o suficiente para tirar muito pelo.

A furminator em ação aqui em casa.

A furminator em ação.

Não forço, não seguro a Cacau e, claro, tomo cuidado pra não machucá-la. Sempre sou gentil. Ela está sem paciência? Ok, eu tento de novo outro dia. Procuro transformar a escovação num momento de carinho e mesmo assim consigo tirar pelo suficiente para estufar um bicho de pelúcia.

Dá pra encontrar a furminator no Mercado Livre e você pode ver um vídeo comparando a furminator a uma escova comum no youtube. Para gatos de pelo longo, suponho que a delicadeza na escovação deva ser ainda maior, por causa dos eventuais nós, mas os benefícios também serão maiores.

Cabe lembrar que a furminator só tira os pelos que já cairiam naturalmente. Ao contrário do que alguns dizem por aí, ela não é uma tosquiadeira. As cerdas não têm corte. Vale dizer, também, que os benefícios não são somente estéticos, mas também dizem respeito à saúde do felino, já que a escovação constante evita a formação de bolas de pelo e facilita a higiene regular do gato.

Usando com cuidado, a furminator ajuda a manter o gato e a casa bonitos e livres de bolas de pelo… e ainda fortalece os laços entre humanos e bichanos. Recomendo!

(Em tempo: aquele nome que você vê pela metade no cabo da minha furminator é o do importador, que costumava comprar, reembalar e distribuir em petshops; faz séculos que não vejo com essa marca.)


10 ideias sobre “Fuuuuuurminator!

  1. Comprei a escova similar furminator por R$ 35,00 no PolyPet de São José dos Campos para a minha gatinha branca que por onde passasse deixava tudo branco. Foi bárbaro! Todos os gatos (4) gostaram e vêm pedir para serem escovados quando escovo os cães (3)! Pois é, pode ser para gato, mas é uma maravilha para cachorro. Antes, eu uso uma daquela outra que parecem ganchinhos pequena ao contrário do pelo, com muito cuidado e devagar, depois a furminator. Ficam fofíssimos todos e ainda pego alguma pulguinha. Está certo que o meu tempo de escovaçào diário aumentou um pouco, mas vale muito a pena. :D

  2. @Malu, se não me engano a furminator foi lançada primeiro para cães! Depois é que descobriram que fazia sucesso também com gatos. A diferença entre elas é só no tamanho: a de cães tem o pente mais comprido, pensando nos cachorros de médio e grande porte (mas a profundidade é a mesma).

  3. Nossa eu usei essa rasqueadeira com o Diego e a melhor coisa que fiz foi joga-la fora!!! É horrível, ele não gostava dela, avançava em mim com raiva mesmo, só deu estar com ela e pegá-lo.
    Resolvi meu problema comprando uma escova, parecida com a de cabelo que se usa normalmente; e agora ele adora, ronrona se joga no chão de barriga para cima, uma beleza!

  4. @Alexandra, da rasqueadeira comum as minhas gatas não gostavam. O furminator, a Cacau ama, ronrona e dá a barriga! Nem tudo funciona com todos os gatos, a nossa missão é procurar o que vai deixá-los felizes. ;)

  5. Lu, comprei hoje! To encantada com a eficácia do treco. Achei na Lex & Lulu por 98 realidades o pequeno, da Petix.
    Não tem nem comparação com qq outra coisa de pentear gatos. Sem mais.
    Valeu muito pela dica!

  6. Gostaria de saber a opinião dessa escova , tenho 2 goldens e tem fases que soltam muito pelo , assim uma coisa absurda vale a pena mesmo essa escova ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>